Mapa de Conflitos Fundiários expõe situações de disputa por terra urbana no Brasil


Está no ar o Mapa de Conflitos Fundiários – http://www.mapadeconflitos.org.br/ – um projeto coletivo do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) para visibilizar as situações de disputa por terra urbana no Brasil. O objetivo do mapeamento é reunir dados de conflitos por terra urbana em todo o Brasil e denunciar, contestar e propor alternativas à prática de remoções, considerada grande violação de Direito Humanos. Basta que o usuário ou usuária envie informações do conflito para a rede permitindo que outros detalhes sejam complementados no decorrer do tempo. O FNRU quer sistematizar as ameaças de remoções e remoções já realizadas em nível nacional e conta com a sua ajuda para denunciar violações ao direito à moradia.

 

Entende-se por conflito fundiário urbano a disputa pela posse ou propriedade de imóvel urbano, bem como impacto de empreendimentos públicos e privados, envolvendo famílias de baixa renda ou grupos sociais vulneráveis que necessitem ou demandem a proteção do Estado na garantia do direito humano à moradia e à cidade.

 

O projeto se insere no âmbito da Campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade, cujo ponto de partida é a luta pela concretização do Direito à Cidade, compreendido como o direito da população a cidades radicalmente democráticas, espaços de realização de equidade e de justiça social, providas de infraestrutura e equipamentos públicos que atendam a todos e todas, com espaços de encontro verdadeiramente públicos, sem discriminação de raça, de gênero e em pleno equilíbrio com a natureza. Para mais informações sobre a campanha acesse: http://www.funcaosocial.org.br

 

O FNRU é uma articulação nacional que reúne movimentos populares, sociais, ONGs, associações de classe e instituições de pesquisa com a finalidade de lutar pelo direito à cidade, modificando o processo de segregação social e espacial para construirmos cidades verdadeiramente justas, inclusivas e democráticas.

 

O FNRU é uma importante frente de construção de um projeto de reforma urbana popular e de resistência e contestação contra as forças dominantes que têm determinado o atual modelo excludente de nossas cidades

 

Acesse: http://www.mapadeconflitos.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *