O Centro de Mulheres Vera Lúcia realizou, entre novembro de 2021 e março de 2022, no bairro de Jardim Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, seis encontros para debater sobre racismo e soberania alimentar e racismo, além de um ato público, envolvendo um total de 760 pessoas nas ações.
Cada encontro trazia os seguintes temas: a participação das mulheres na construção das cidades; As políticas públicas de reprodução do viver (divisão sexual do trabalho); O racismo na distribuição do orçamento das cidades; Alimentação como um direito ao bem viver; Lazer e mobilidade: Temos fome de quê?.
Com as ações, foi possível fortalecer o processo organizativo da luta pelo direito à cidade no território de Jardim Piedade e a auto organização das mulheres pautando a soberania alimentar e o enfrentamento ao racismo nas diferentes dimensões que ele se apresenta do cotidiano de nosso território. Também foi possível começar a estruturação de um projeto de horta comunitária e uma ação de segurança alimentar. Além disso, o grupo formalizou ao município demandas do território, dialogando com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e ampliando o diálogo do grupo com a rede de organizações que atuam no território, debatendo questões sobre o direito à cidade e à segurança alimentar a partir do protagonismo das mulheres.




construção das cidades


