Despejo na pandemia é crime!

PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES QUER DESPEJAR MAIS DE 400 FAMÍLIAS EM PLENA PANDEMIA

Nesta semana, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes entrou na justiça com um processo de reintegração de posse contra 400 famílias da Ocupação Paulo Freire, localizada no antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, que há 10 anos não estava cumprindo nenhuma função social.

São mulheres chefe de família, idosos, crianças que moravam em áreas de risco, favelas ou nas ruas e que se cadastraram no MLB (Movimento de Lutas nos Bairros) para lutar por moradia digna, uma vez que estavam em grave vulnerabilidade social. Essa tentativa de despejo acontece em pleno pico de pandemia de coronavírus, com milhares de pessoas desempregadas, com fome e vivendo na miséria. Enquanto isso, na ocupação foram construídas creches, cozinha comunitária e uma rede de solidariedade para matar a fome de centenas de pessoas. A ordem de reintegração, caso cumprida, removerá as famílias dentro de um prazo de 15 dias.

O Fórum Nacional de Reforma Urbana e a Campanha Despejo Zero repudiam fortemente a ação do prefeito Anderson Ferreira (PL) que, ao invés de promover ações sociais para atender às famílias jaboatonenses pobres e desamparadas, de forma autoritária e covarde peticionou outra ação de reintegração, desta vez contra a Ocupação Selma Bandeira, no Bairro de Dom Helder, onde há cinco anos vivem 90 famílias. No pedido, as famílias seriam despejadas no mês de maio.

A ação de Ferreira vai contra a recomendação do Conselho Nacional de Justiça de não promover atos de despejos durante a pandemia e sentencia as moradoras e moradores a ficarem sem teto em meio a uma pandemia mundial. São pessoas que, se forem despejadas, vão virar moradores de rua em plena época de chuvas, pois não têm para onde ir.

Toda nossa solidariedade às famílias atingidas. Vamos resistir. A nossa luta é por justiça social. Não podemos permitir essa medida irresponsável, cruel e desumana de um prefeito que administra a segunda cidade que mais arrecada impostos em Pernambuco e tem um déficit habitacional de mais de 20 mil famílias.

RESISTE PAULO FREIRE!

RESISTE SELMA BANDEIRA!

MORAR DIGNAMENTE É UM DIREITO HUMANO

Assinam esta nota:

BR Cidades

Brigadas Populares

CAUS

CDES Direitos Humanos

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis

CIAPA

Coletivo Massapê

CONAM

CPDH

FACESP

FASE

Frente de Luta por Moradia Digna – Fortaleza/CE

Grupo Espaço Mulher de Passarinho

Habitat para a Humanidade Brasil

IAB-PE

IBDU

Instituto Polis

Liberta Elas

MLPC/PE

MNU

MTST Brasil

MUST – Movimento Urbano dos Sem-Teto

PREZEIS

RENFA

Somos Todos Muribeca

Compartilhar: