DIREITO À CIDADE E DIREITO À MORADIA

A cidade é uma construção coletiva de todas e todos. Uma cidade boa para se viver é aquela que garanta a sua população o direito de estar numa moradia adequada, ventilada e iluminada. Com rede de água, esgoto, luz, internet e transporte fácil. Que tenha uma praça, uma escola e trabalho perto, seguros e acessíveis. Chamamos isso de Direito à Cidade.

Infelizmente, essa não é a realidade da grande maioria das cidades brasileiras. O acesso à terra no Brasil sempre foi negado aos mais pobres. O Estado foi incapaz de garantir esse direito básico e fundamental. Como retrato dessa situação, cerca de 50% dos imóveis brasileiros possuem alguma irregularidade. Assim, nossas cidades cresceram excludentes, precárias e marcadas pela desigualdade.

O vídeo produzido em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) fala sobre a construção excludente das cidades brasileiras e como essa lógica impacta o direito à moradia de milhões de pessoas de baixa renda.

Compartilhar: