FNRU e Observatório das Metrópoles lançam Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”

O INCT Observatório das Metrópoles, em parceria com o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), disponibilizam nesta sexta-feira (03) a atualização do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”, que também conta com o apoio da Habitat para a Humanidade Brasil e do CDES Direitos Humanos.

O dossiê analisa as iniciativas empreendidas pelo poder público para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 nos principais aglomerados metropolitanos da rede urbana brasileira, além de denunciar situações de violações de direitos humanos e sociais, com foco nos territórios populares e grupos sociais vulneráveis, mas com dados e informações atuais.

O documento identificou que os governos municipais e estaduais pouco adotaram medidas específicas para os territórios populares ou para os grupos sociais vulnerabilizados. 

Também foi possível constatar várias ações solidárias realizadas por movimentos e entidades sociais voltadas a estes grupos. “Essas ações evidenciam o importante papel que essas organizações e movimentos vêm cumprindo nos territórios populares. Distribuição de cestas básicas, materiais de higiene, implantação de pias comunitárias, campanhas de informação, adoção de medidas protetivas, entre outras ações, têm minimizado os impactos da pandemia nesses territórios, contribuindo com a garantia do direito à vida para aquelas populações mais afetadas no contexto de crises sanitária e econômica”, diz o documento. 

Para baixar o documento completo, clique aqui.

Compartilhar: