FNRU lança ação para implementar e monitorar os ODS em gestões municipais

Avançando na estratégia de visibilizar a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na política municipal, o Fórum Nacional de Reforma Urbana realizou, no dia 06 de maio, uma sensibilização com gestores públicos sobre a importância dos ODS nas políticas públicas dos municípios. 

Com facilitação de Cid Blanco, Fernanda Costa e André Araripe, da Gênesis Consultoria, a reunião abordou o papel da Agenda 2030 no planejamento e monitoramento de políticas públicas e a implementação dos ODS no planejamento de governo e no orçamento público para o desenvolvimento urbano sustentável. A capacitação foi direcionada para gestores do município de Igarassu, em Pernambuco, e faz parte de uma atividade que terá duração de dois anos. Igarassu foi selecionado entre municípios da Região Metropolitana do Recife após uma análise dos programas de governo, da estrutura da administração municipal e mobilização social pelo direito à cidade. 

Esta atividade faz parte de uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, com co-financiamento da União Européia, que prevê um conjunto de ações e estratégias para fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o direito à cidade no Brasil. Socorro Leite, da coordenação do FNRU e diretora executiva da Habitat para Humanidade Brasil, explica que o projeto vai atuar para fortalecer tanto a implementação de políticas públicas como o controle social.

“O Fórum tem uma longa trajetória na incidência em política públicas, inclusive contribuiu em alguns momentos, no âmbito do governo federal, na estruturação de programas e políticas. Em Igarassu, queremos nos somar à experiência que já existe, trazer nosso acúmulo para ver como podemos impactar nessas possíveis mudanças e aperfeiçoamentos das políticas públicas, tendo esse olhar para os ODS. Nós esperamos não apenas sensibilizar e envolver gestores públicos, mas também a sociedade civil”, afirma Leite. 

Para a Ouvidora Geral do município, Edjane Santana, esta é uma oportunidade de aprimorar a atuação sustentável do município, objetivo previsto no plano de governo. “Em parceria com o Fórum Nacional de Reforma Urbana e com a Habitat para a Humanidade, queremos caminhar para melhorar cada vez mais nossa atuação com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no município”, afirmou.

“OS ODS são política de vida, que impactam em todas as áreas da vida da cidade. Estamos comprometidos e ansiosos para aprender mais”, garantiu a prefeita de Igarassu, Elcione Barbosa.

ENTENDA OS ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Compartilhar: