Nesta quarta-feira (18), foram abertas as inscrições para o curso “Políticas para moradia adequada e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa do FNRU juntamente com a Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia. A realização é da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.
Este é o terceiro curso promovido em um ciclo de formações que tem como objetivo fomentar políticas públicas urbanas para concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O objetivo deste é instrumentalizar gestores públicos para a concepção, planejamento e implementação de políticas e programas voltados à efetivação do direito à moradia adequada a partir dos parâmetros estabelecidos por tratados internacionais de Direitos Humanos, pela Nova Agenda Urbana e pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotadas pela Agenda 2030.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
O curso é totalmente online e gratuito e destinado a gestoras e gestores públicos de qualquer local do Brasil. A carga horária total do curso é de 25 horas, sendo 20 horas de atividades síncronas (tempo real), distribuídas em 10 encontros com 2 horas de duração cada.
Confira abaixo a programação
O curso acontecerá de 21/09 a 26/10, com encontros às terças e quintas, das 16h às 18h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:
21/09 – O direito à moradia como objeto da política habitacional, com Benedito Barbosa (CMP e Campanha Despejo Zero) e Lígia Melo (UFC e IBDU)
23/09 – Diretrizes para efetivação do direito à moradia através de políticas, programas e projetos habitacionais, com Rodrigo Faria G. Iacovini (Instituto Pólis)
28/09 – Planejamento habitacional, com Camilla Aldigueri (UFC e coordenadora do PLHIS de Fortaleza/CE) e Tassia de Menezes Regino (ex-secretária de habitação de São Bernardo do Campo/SP)
30/09 – Ação intersetorial para alcançar os ODS, com Cid Blanco (Instituto de Arquitetos do Brasil)
05/10 – Orçamento público para habitação, com Luciana Royer (USP)
07/10 – Inovações e possibilidades de recursos para habitação, com Anaclaudia Rossbach (Cities Alliance) e Nílcio Regueira Dias (Secretário de Habitação de Taboão da Serra/SP)
14/10 – Caminhos para habitação: melhorias habitacionais, assessoria técnica, autogestão e solo urbanizado, com Denis Pacheco (Habitat para Humanidade)
19/10 – Caminhos para habitação: regularização fundiária, com Fernanda Costa (Gênesis, PE) e Nelson Saule Jr. (Instituto Pólis)
21/10 – Mesa redonda: parcerias para efetivação do direito à moradia e dos ODS, com Amíria Brasil (UFRN) e Graça Xavier (UNMP)
26/10 – Feirão de ideias: baixo custo, alto impacto para uma moradia adequada, com representantes de diversos coletivos e movimentos