Inscrições abertas para curso Desastres, crise climática e políticas urbanas


Sobre o curso

O curso “Desastres, crise climática e políticas urbanas” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.

No curso, debateremos como o processo desigual de urbanização brasileiro coloca cotidianamente em risco principalmente mulheres, a população não-branca e pobre do país. Como forma de reverter esse quadro histórico, analisaremos as medidas necessárias a serem adotadas no planejamento e nas políticas urbanas para evitar que os desastres decorrentes da crise climática continuem a vulnerabilizar esta população e a violar o seu direito à cidade.

A formação é gratuita e qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições vão até o dia 07/11 ou até o preenchimento de todas as vagas.

Serão 7 aulas, sempre às terças e quintas-feiras das 19h às 21h.  Haverá também atividades offline propostas a cada encontro, integralizando 20h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% do total de nossas atividades.

Esta iniciativa faz parte de um ciclo de formações promovido pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com a Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia, e está sendo realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.


Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.

As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.




Confira a programação

O curso acontecerá de 08/11 a 01/12, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:

✏️ 08/11 -Direito à cidade, desastres e riscos, com Henrique Frota.

✏️ 10/11 – Não é coincidência, é racismo ambiental! Os demarcadores sociais de raça, gênero e classe frente à crise climática e aos desastres, com Maria Gabriela Feitosa e Sarah Marques.

✏️ 17/11 – Desastres, crise climática e a proteção de defesa civil, com Rodrigo Faria G. Iacovini.

✏️ 22/11 – Precisamos estar preparades: plano de Resiliência e Mitigação de riscos, com Celso Carvalho.

✏️ 24/11 – Um caminhar junto: a importância da conexão entre planejamento urbano e planejamento ambiental, com Ricardo Moretti. 

✏️ 29/11 – Muito além de chão e teto: política habitacional e desastres, com Thêmis Aragão.

✏️ 01/12 – Consolidando aprendizados e pensando o futuro, com Joísa Barroso e Rodrigo Faria G. Iacovini.


Compartilhar: