Inscrições abertas para curso online sobre Mobilidade e Insterseccionalidade


Estão abertas as inscrições para o curso “Mobilidade e Interseccionalidade”, uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, com realização da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.

O curso é  totalmente online e gratuito e está orientado ao público geral, onde debateremos sobre a importância de um olhar interseccional para políticas, programas e projetos que impactam nos deslocamentos cotidianos da população, compreendendo como as desigualdades raciais, de gênero, de classe, dentre outros marcadores sociais, impactam a mobilidade em nossas cidades.

Com base na expertise de profissionais da área e na experiência concreta vivida por participantes do curso, construiremos coletivamente um caminho para pensar os limites e possibilidades de uma mobilidade antirracista, feminista, LGBTQIAP+ e radicalmente inclusiva que garanta o direito à cidade a todas, todes e todos

O curso terá uma carga horária total de 20h, com 7 aulas síncronas (2h cada). Haverá também atividades offline propostas a cada encontro.

A emissão de certificado será mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades.

O curso faz parte de um ciclo de formações promovido pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com a Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia, e está sendo realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.

Quem pode se inscrever?

Público em geral com interesse no tema. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.

As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.



Confira a programação

O curso acontecerá de 16/08 a 06/09, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:

16/08 – Do encadeamento histórico entre mobilidade e racismo à afirmação da mobilidade como um direito, com Rafaela Albergaria

18/08 – Planos, programas e políticas de mobilidade: limites e desafios para uma abordagem interseccional, com Kelly Fernandes e Nelson Saule Jr.

23/08 –  A caminhabilidade sob a lente interseccional, com Bethânia Boaventura.

24/08 – A ciclomobilidade sob a lente interseccional, com Jô Pereira (Pedal na quebrada)

30/08 – Transporte público sob a lente interseccional, com Glaucia Pereira e Nazareno Affonso.

01/09 – Produção de conhecimento sobre mobilidade em interseccionalidade, com Amanda Martinez.

06/09 –  O que podemos fazer hoje para alcançarmos uma mobilidade feminista, antirracista e LGBTQIAP+, com Rodrigo Faria G. Iacovini.


Compartilhar: