Lançamento do Jogo da Vida Real​

O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) lança o jogo de tabuleiro “Jogo da Vida Real”, que ensina às pessoas sobre o direito à cidade de maneira lúdica e conectada a outros direitos humanos. O jogo segue o formato “imprima você mesmo”, já que todo o material está disponibilizado no site do FNRU e pode ser impresso em folha comum A4 para jogar.

O “Jogo da Vida Real” possui uma jogabilidade similar ao clássico “Banco Imobiliário”. Ao invés de acumular dinheiro e propriedades, porém, as pessoas deverão alcançar direitos, como Moradia Digna e Saneamento Básico. O jogo termina quando todos os jogadores conquistam os cinco direitos disponíveis ou quando ao conquistar esses direitos desistir. Nesse último caso, entretanto, deixará de ser direitos para se tornarem privilégios. A ideia é promover um ambiente educativo e de reflexão sobre como a luta pela garantia e acesso a direitos humanos, como o direito à cidade, é coletivo e não apenas uma questão individual.

O cenário onde o jogo se passa é uma cidade dividida em dois bairros, um com mais recursos
e outro com menos, refletindo as desigualdades de oportunidades no contexto brasileiros. Faça o download e venha aprender brincando!

Compartilhar: