Os promotores e parceiros do Programa de formação Fortalecendo Capacidades pelo Direito à Cidade têm o prazer de convidar ativistas e agentes sociais para o seu curso Direito à cidade, os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e as políticas públicas. O curso terá início no dia 12 de agosto e deverá ser concluído no dia 11 de novembro de 2023.
O Programa vem sendo realizado há cinco anos em Campina Grande pelo Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles. Está integrado a um programa de extensão, a disciplinas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG e a iniciativas da Frente pelo Direito à Cidade de Campina Grande (articulação de organizações da sociedade civil e acadêmicas).
O curso é realizado com a parceria e apoio do Fórum Nacional de Reforma Urbana, Habitat para à Humanidade, Observatório das Metrópoles e com o Centro de Direitos Humanos Econômicos e Sociais (CDES), no âmbito do Projeto: Fortalecimento da Rede do Fórum Nacional de Reforma Urbana que tem o apoio da União Europeia. Atualmente, o Fórum proporciona 10 cursos de formação, em diversas metrópoles brasileiras.
A edição paraibana do Curso será executada pelo Observatório das Metrópoles – Núcleo Paraíba e pela Universidade Federal de Campina Grande (Curso de Arquitetura e Urbanismo), em parceria com a Frente pelo Direito à Cidade de Campina Grande, União Campinense de Equipes Sociais (UCES), Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARPIA), Associação das Empregadas Domésticas de Campina Grande, Levante Popular da Juventude e o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Urbano (GEUR) da Universidade Estadual da Paraíba.
As sessões presenciais serão realizadas aos sábados, a partir das 14h00, na sede da UCES, situada à rua Padre Ibiapina, n° 144, Centro – Campina Grande. Também estão previstos dois Fóruns Locais nas comunidades da Rosa Mística e Nova Brasília! As inscrições podem ser feitas por meio do formulário até a próxima segunda-feira 07 de agosto.
O Curso tem como objetivo geral, fortalecer as capacidades de incidência política de lideranças comunitárias, moradores de territórios populares, ativistas e estudantes de Campina Grande para a defesa e promoção do direito à cidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como objetivos específicos, foram propostos 1. Fortalecer as capacidades técnicas e de incidência política de lideranças comunitárias, moradores de assentamentos populares, ativistas e estudantes de Campina Grande para a defesa e promoção do direito à cidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 2. Contribuir à construção e difusão de referências teóricas e empíricas e de instrumentos informacionais e pedagógicos sobre o direito à cidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 3. Estimular e assessorar a definição de estratégias e ações coletivas de incidência política pelos participantes do curso-extensão para a promoção do direito à cidade e dos ODS.

.
PROGRAMAÇÃO
MÓDULO I
SESSÃO 01: A produção do espaço: agentes, interesses e conflitos.
FÓRUM 01: Reforma Urbana e o Direito à Cidade nas periferias
SESSÃO 02: Vulnerabilidades e potências socioterritoriais nos territórios periféricos
MÓDULO II
SESSÃO 03: O direito à moradia, os ODS e os conflitos fundiários
FÓRUM 02: Direito à Cidade, Mobilidade e os ODS
SESSÃO 04: Os direitos à água e ao saneamento e os ODS e a Justiça Ambiental
MÓDULO III
SESSÃO 05: Segurança Alimentar e o direito à cidade
SESSÃO 06: Racismo, interseccionalidade e direito à cidade
SESSÃO 07: As lutas pelo LGBTQIAP+ e o direito à cidade
SESSÃO 08: Juventude, cultura e a cidade
FÓRUM 03: Fórum Reforma Urbana e Direito à Cidade – propostas para uma Campina Grande democrática, justa e sustentável (encerramento)